Páginas

buv


Nomes D


terça-feira, 28 de julho de 2009

Artigo do Dr. Rogério Brandão

Médico oncologista clínicoRC Recife Boa Vista “Médico cancerologista, já calejado com longos 29 anos de atuaçãoprofissional, com toda vivência e experiência que o exercício damedicina nos traz, posso afirmar que cresci e me modifiquei com osdramas vivenciados pelos meus pacientes.Dizem que a dor é quem ensina a gemer.Não conhecemos nossa verdadeira dimensão, até que, pegos pelaadversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.Descobrimos uma força mágica que nos ergue, nos anima, e não raro, nosdescobrimos confortando aqueles que vieram para nos confortar.Um dia, um anjo passou por mim...Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada, porémpor 2 longos anos de tratamentos os mais diversos, hospitais, exames,manipulações, injeções, e todos os desconfortos trazidos pelosprogramas de quimioterapias e radioterapia.Um dia, cheguei ao hospital de manhã cedinho e encontrei meu anjosozinho no quarto. Perguntei pela mãe. E comecei a ouvir uma respostaque ainda hoje não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.Meu anjo respondeu:- Tio, disse-me ela, às vezes minha mãe sai do quarto para chorarescondido nos corredores. Quando eu morrer, acho que ela vai ficar commuita saudade de mim. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu nãonasci para esta vida!Pensando no que a morte representava para crianças, que assistem seusheróis morrerem e ressuscitarem nos seriados e filmes, indaguei:- E o que morte representa para você, minha querida?- Olha tio, quando agente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama donosso pai e no outro dia acordamos no nosso quarto, em nossa própriacama não é?(Lembrei minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, costumavamdormir no meu quarto e após dormirem eu procedia exatamente assim.)- É isso mesmo, e então?- Vou explicar o que acontece, continuou ela: Quando nós dormimos,nosso pai vem e nos leva nos braços para o nosso quarto, para nossacama, não é?- É isso mesmo querida, você é muito esperta!- Olha tio, eu não nasci para esta vida! Um dia eu vou dormir e o meuPai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!Fiquei boquiaberto, não sabia o que dizer. Chocadocom o pensamento deste anjinho, com a maturidade que o sofrimentoacelerou, com a visão e grande espiritualidade desta criança, fiqueiparado, sem ação.- E minha mãe vai ficar com muitas saudades minha, emendou ela.Emocionado, travado na garganta, contendo uma lágrima e um soluço,perguntei ao meu anjo: - E o que saudade significa para você, minhaquerida?- Não sabe não tio? Saudade é o amor que fica!Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um dar uma definiçãomelhor, mais direta e mais simples para a palavra saudade: é o amor

Nenhum comentário: